Mesmo com a crise no mercado, investimento no setor de rastreamento veicular continua a crescer.
Milhões de veículos no Brasil já utilizam algum tipo de dispositivo e esse mercado tem crescido continuamente, mesmo em época de crise, porque é uma poderosa ferramenta de gestão que aumenta a produtividade da equipe, reduz gastos com combustível, multas de trânsito e manutenção do veículo.
O setor de cargas representa a maior parcela deste mercado. Mais da metade do PIB brasileiro é transportado pelas rodovias (ILOS, 2012a). Os investimentos nestes dispositivos e nos serviços de rastreamento, monitoramento e telemetria geram um investimento muito baixo comparado todos os seus benefícios.
Segundo levantamentos feito pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) , o número de veículos roubados no Brasil chega a 400 mil por ano e o prejuízo gerado com o roubo de cargas é estimado em mais de R$ 1 bilhão.
Com o sistema de rastreamento GPS a empresa tem acesso ao histórico de dados da sua frota corporativa, os percursos, distâncias, velocidades, tempo gasto, número de tarefas concluídas, número de paradas e a velocidade média são registrados através do rastreamento. Os relatórios são extremamente úteis para planejamento de recursos logísticos, gerenciamento e cronograma das atividades de transporte.
Pense numa Plataforma de Rastreamento como um passeio virtual no qual um supervisor ou gerente esteja sentado no banco do passageiro, monitorando o trajeto do veículo, desempenho do motorista e enviando essas informações para a empresa com intervalos de segundos. A Plataforma possui ferramentas que permitem controle absoluto de seus veículos e motoristas 24 horas por dia, com informações em tempo real utilizando uma simples conexão da Internet.