Já imaginou ser surpreendido por um ladrão no trânsito? É algo altamente tenso, estressante, e certamente você não gostaria de passar por essa experiência. Mas a verdade é que assaltos no trânsito estão cada dia mais frequentes. Por isso, diante do volante, todo cuidado é pouco!
Por causa da exposição constante a que nos submetemos diariamente, precisamos criar estratégias de prevenção contra assaltos. Mas você sabe como fazer isso?
Confira, a seguir, dicas de segurança que vão ajudá-lo a evitar situações perigosas no trânsito e a manter seus trajetos mais tranquilos.
1. Mantenha os vidros fechados nos sinais
Por mais que você prefira os vidros do carro abertos, pelo menos enquanto estiver no sinal, mantenha-os fechados para evitar uma abordagem surpresa. Se não for possível, em função do calor, considere investir na instalação de um ar-condicionado. Essa dica se reforça quando o motorista tem o hábito de deixar bolsa ou mochila no banco do carona — tais objetos são um grande atrativo para ladrões.
2. Evite usar joias e relógio de valor
Acessórios chamativos servem de iscas para assaltantes. Por isso, a estratégia é retirar e guardar os objetos de valor antes de entrar no carro, enquanto estiver em local seguro. Quando você chegar ao seu destino, pode colocá-los novamente — certificando-se, antes, de que está longe de olhares suspeitos. Acredite: qualquer forma de proteção é válida.
3. Não cole adesivos que exponham sua vida pessoal
Adesivos que revelam certos detalhes pessoais podem fazer de você um alvo de assalto. Portanto, evite adesivos que dizem quantos membros sua família possui, em que faculdade estuda, qual o nome do seu filho. Os bandidos podem fazer uso dessas informações criando situações de perigo para você e seus familiares.
4. Planeje seu percurso antes de ir a lugares desconhecidos
É muito comum alguns motoristas seguirem o GPS ao transitarem por lugares desconhecidos. E essa prática é bastante perigosa. Temos visto, nos noticiários, vários casos de pessoas que pararam em locais de alta periculosidade e foram surpreendidas por criminosos. Assim, antes de sair para um lugar do qual você desconhece o caminho, pesquise e conheça o trajeto mais seguro.
5. Mantenha distância do carro da frente quando estiver parado no sinal
Manter certa distância do carro que está à frente, quando o sinal fechar, possibilita melhor visualização e mais espaço. Assim, se você perceber a possibilidade de um assalto, terá mais facilidade para arrancar o carro.
Outra boa dica relacionada ao sinal fechado é reduzir a velocidade aos poucos, enquanto se aproxima do sinal, buscando não parar totalmente — mantendo a primeira marcha engatada. Assim, se notar algo suspeito, será mais fácil avançar com o carro.
6. Fique atento ao entrar na garagem
Chegando a casa, preste sempre muita atenção nas calçadas e ruas ao redor. Roubos e sequestros são comuns no momento em que o motorista está colocando o carro na garagem. Se notar algo suspeito, não estacione; dê uma volta no quarteirão, redobre a atenção e comunique-se com a polícia.
7. Evite parar para ajudar pessoas desconhecidas
Ao perceber motoqueiros ou motoristas aparentando problemas na estrada ou na rua, evite parar o carro para ajudar. Golpes desse tipo são muito comuns: você resolve socorrer e pode ter seu carro roubado ou algo pior. A atitude correta é entrar em contato com agentes de trânsito e informar o ocorrido.
8. E se acontecer o assalto?
Se, infelizmente, você se encontrar numa real situação de assalto, siga estas duas regras: “Nunca reagir”, pois um bandido armado poderá usar a arma contra você. A segunda regra é “agir com calma, evitando movimentos bruscos” enquanto solta o cinto de segurança e atende aos comandos do ladrão. Neste momento, o bem mais valioso a ser preservado é a sua vida.
Siga essas orientações e esteja sempre atento, assim você reduzirá a probabilidade de passar por situações de perigo. Boa sorte!
fonte: Geraldo Bastos.